Nos bastidores da política baiana, o que antes era apenas especulação agora começa a se consolidar como fato: João Roma (PL) e ACM Neto (União Brasil) estariam prontos para selar uma aliança histórica para enfrentar o governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2026.

Fontes ouvidas pelo Pressão24h garantem que as conversas entre os dois líderes da oposição já avançaram significativamente, com acordos sendo desenhados para a formação de uma chapa única. A dobradinha teria como principal objetivo derrotar o grupo petista, que comanda o estado há quase duas décadas.

Embora ambos tenham protagonizado um rompimento público em 2022, a crescente insatisfação com a gestão de Jerônimo tem aproximado os antigos aliados. “O cenário exige maturidade política. As divergências ficam para trás quando o futuro da Bahia está em jogo”, disse uma fonte ligada ao núcleo do PL.

A costura do acordo envolveria Roma como candidato ao Senado, com ACM Neto novamente disputando o governo do estado.

Em declarações públicas recentes, João Roma tem feito acenos diretos a ACM Neto, afirmando que “não só é possível, como é desejável” uma união. Do outro lado, aliados de Neto também já não descartam a aliança, reconhecendo a força eleitoral de Roma, especialmente entre os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A expectativa é que o anúncio oficial da aliança aconteça ainda em 2025, em meio à reorganização dos palanques da direita no estado. Enquanto isso, o grupo de Jerônimo observa em silêncio, mas com grande asrticulações ja montadas.

A guerra política para 2026 já começou. E, ao que tudo indica, Roma e Neto estarão do mesmo lado da trincheira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *