A cena é revoltante! Após as fortes chuvas que atingiram a Bahia na última noite, cerca de 200 bombeiros militares do interior do estado ficaram completamente ilhados dentro do alojamento no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) do Corpo de Bombeiros, localizado em Simões Filho.
Os profissionais, que já enfrentam condições precárias de trabalho e são deslocados para atender diversas ocorrências pelo estado, no período carnavalesco não receberam qualquer suporte ou assistência, sendo forçados a passar a noite em claro, em meio à água e ao caos.
Humilhação e abandono
Um dos bombeiros, que preferiu não se identificar, desabafou sobre a situação alarmante:
“Não basta andar mais de 500 km para ganhar R$ 27 por hora, agora temos que enfrentar essa humilhação. Estamos debaixo d’água sem previsão nem promessa dos oficiais de mobilização ou de consertar isso.”
A tropa, que deveria ser tratada com respeito e dignidade, mais uma vez enfrenta o abandono por parte do Estado. Sem destino definido, os militares seguem sem qualquer resposta da corporação sobre um possível remanejamento ou medidas emergenciais para solucionar o problema.
O preço do descaso
Enquanto os bombeiros arriscam a vida diariamente para proteger a população, a realidade dentro da própria instituição é de falta de estrutura, baixos salários e descaso total. A situação do CFAP expõe a falta de investimento e planejamento do governo com as forças de segurança.
Até o momento, nenhuma nota oficial foi emitida pelo comando do Corpo de Bombeiros da Bahia, deixando os militares sem qualquer perspectiva de solução.
Nosso portal segue acompanhando o caso e reitera: os heróis que salvam vidas não podem continuar sendo tratados como descartáveis.
Isso ainda e pouco pelo que os bombeiros militar da Bahia passam. Assédio moral dentro dos quartéis, levando muitos dos heróis da Bahia para clínica de saúde mental, falta de valorização profissional, não havendo promoção para os praças e apadrinhamento do comando geral para os “amiguinhos” deixando militares com quase 30 anos de serviço sem crescimento profissional. O Corpo de bombeiros fora da beleza e admiração da população baiana é um inferno!!!!