O Governo do Ceará publicou nesta terça-feira (15) o edital do concurso público para o cargo de Oficial Investigador da Polícia Civil do Estado. São ofertadas 425 vagas imediatas e 212 para formação de cadastro de reserva, totalizando 637 oportunidades.
O cargo de Oficial Investigador é uma novidade, unificando as funções de inspetor e escrivão. Os aprovados terão remuneração inicial de R$ 6.732,71.
Inscrições e Provas
As inscrições estarão abertas de 2 a 16 de maio, exclusivamente pelo site da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), responsável pela organização do certame. A taxa de inscrição é de R$ 200.
O processo seletivo será composto por cinco etapas:
- Prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha;
- Prova discursiva;
- Teste de Aptidão Física (TAF);
- Avaliação Psicológica;
- Investigação Social.
As provas objetiva e discursiva serão aplicadas em data a ser definida, com duração total de 6 horas. A prova objetiva abrangerá disciplinas como Língua Portuguesa, Informática, Raciocínio Lógico, Noções de Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal), Legislação Especial, Legislação Estadual, Contabilidade, Criminologia, Medicina Legal e Estatística.
Requisitos para o Cargo
Para concorrer, é necessário ter diploma de curso superior em qualquer área, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), além de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior. Os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos completos na data da posse.
Atribuições do Oficial Investigador
O Oficial Investigador será responsável por executar serviços de polícia judiciária e investigativa, sob a direção da autoridade policial. Entre as atribuições estão: deter indivíduos em flagrante delito, emitir relatórios de investigações, zelar pela ordem pública, operar sistemas de comunicação da Polícia Civil, dirigir viaturas, cumprir mandados judiciais, transportar presos provisórios, lavrar boletins de ocorrência e realizar outras atividades correlatas.
Curso de Formação
Os candidatos aprovados em todas as etapas serão submetidos a um curso de formação e treinamento profissional, com duração de quatro meses e carga horária superior a 700 horas/aula, sob responsabilidade da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE).